Jazigos VMS da Faixa Piritosa Ibérica – gestão sustentável da atividade extrativa

08 de novembro, 2023 (Quarta-feira)

09:30 – 18:30

Saída de Campo 1 (SC1): “Jazigos VMS da Faixa Piritosa Ibérica – gestão sustentável da atividade extrativa”

Ponto de encontro: Centro Ciência Viva do Lousal

Hora de encontro: 09:15

Coordenação: João Matos (APG, LNEG) e Álvaro Pinto (CCV Lousal)

Organização: APG, LNEG, CCV Lousal e CM Aljustrel

Transporte: viatura própria e a pé

Itinerário: Centro Ciência Viva do Lousal – Aljustrel – Évora

Descrição: Preservar o passado para evitar erros no futuro, esta é a mensagem a reter nas visitas ao Centro Ciência Viva do Lousal e aos trabalhos de recuperação ambiental da área mineira de Aljustrel. Como bónus, teremos ainda uma perspectiva dos trabalhos de prospeção mineira atualmente em curso na Faixa Piritosa Ibérica da Zona Sul-Portuguesa.

Programa: programa detalhado disponível em breve

Notas:

  • Transporte a cargo dos participantes
  • Almoço incluído
  • Obrigatório uso do capacete (a cargo dos participantes)

Destinatários: Aguarda-se a participação ativa de geólogos, engenheiros geólogos e de minas e outros profissionais da área das geociências, universitários, investigadores, representantes de autoridades governamentais, especia­listas em desenvolvimento local e regional, docentes estudantes e qualquer pessoa envolvida na área dos recursos hídricos.


Programa: Disponível em breve.


Formadores:

João Matos

João Xavier Matos é geólogo sénior da Unidade de Recursos Minerais e Geofísica do Laboratório Nacional
de Energia e Geologia, I.P. (LNEG), onde ingressou em 1990. Desde 2017, é coordenador da Litoteca de Aljustrel do LNEG.

Doutorado em Geologia, Especialidade de Metalogenia, pela Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, tem coordenado e participado em projetos de investigação nacionais e internacionais em cartografia geológica e mineira, prospeção mineral, jazigos e sistemas hidrotermais de sulfuretos, estratigrafia e património geológico, tendo desenvolvido trabalho em Portugal, Espanha, Angola e Moçambique.

Foi Professor Adjunto Convidado do Instituto Politécnico de Beja e membro do Comité Português de Geociências IGCP Unesco. Atualmente participa no Grupo de Património Geológico do LNEG e é Presidente do Conselho Fiscal da Associação Portuguesa de Geólogos. O seu trabalho encontra-se exposto em dezenas de artigos internacionais e nacionais, bem como em mapas geológicos do LNEG nas escalas 1/400.000, 1/200.000 e 1/50.000. É detentor de uma patente europeia sobre uma técnica inovadora
de prospeção mineral.